Ministério de Minas e Energia adota medidas para assegurar fornecimento de gás após acidente em duto

07/04/2006 - 23h39

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes do Ministério de Minas e Energia e das distribuidoras de gás natural, das agências reguladoras estaduais, da Petrobras e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis (ANP) se reuniram hoje (7) para discutir um conjunto de medidas que garantam o suprimento de gás natural depois do rompimento de um duto operado pela Petrobras. O acidente foi provocado pelas fortes chuvas do último domingo.

Entre as medidas adotadas, estão a redução de 72% no suprimento que atende às termelétricas do Sistema Interligado, de 51% no consumo próprio da Petrobras em suas refinarias e a redução de até 12% na oferta de gás para as distribuidoras estaduais.

De acordo com a assessoria do ministério, a diminuição no fornecimento de gás natural para usinas termelétricas não causa impacto no suprimento de energia elétrica. A energia que deixará de ser produzida será compensada pela produção das hidrelétricas que mantêm o abastecimento de energia elétrica em todo o país.

Ainda segundo a assessoria, o ministro boliviano de Minas e Energia, Andrés Solis, confirmou, por telefone, que seu país dará suporte para que a Petrobras supere as dificuldades locais e possa realizar os trabalhos de recuperação do duto o mais rápido possível.

Com informações do Ministério de Minas e Energia