<i>Atlas da Economia Solidária</i> reúne dados sobre o setor e pode servir de base para políticas

08/04/2006 - 16h55

Paulo Montoia e Ana Paula Marra
Repórteres da Agência Brasil

São Paulo – O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, lançou hoje (8), em São Paulo, o Atlas da Economia Solidária. O documento servirá de base de dados para a elaboração do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies).

Conforme mostra o mapa, atualmente no Brasil há quase 15 mil empreendimentos solidários e cerca de 1,5 milhão de pessoas no setor. A maior parte desses empreendimentos localiza-se nos estados do Nordeste.

O diretor tesoureiro da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários, a Unisol-Brasil, Arildo Mota Lopes, destacou, em entrevista à Agência Brasil, a importância do levantamento para "munir os governos" (federal, estadual e municipal) de informações que possibilitem a criação de políticas públicas que atendam às demandas do setor, por localização geográfica e pelas necessidades regionais.

"Esse mapeamento é importante para consolidar os empreendimentos de economia solidária", pontuou Lopes.

O lançamento do Atlas da Economia Solidária ocorreu durante a 1ª Mostra de Cultura Popular e Economia Solidária. O documento foi elaborado por meio de pesquisa feita pelo Ministério do Trabalho em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) em 2.274 municípios (41% das cidades brasileiras).

A economia solidária é compreendida como o conjunto de atividades econômicas (produção, distribuição, consumo, poupança e crédito) organizadas e realizadas por trabalhadores sob a forma coletiva e autogestionária. Nesse conjunto de atividades e formas de organização destacam-se quatro importantes características: cooperação, autogestão, viabilidade econômica e solidariedade.