Embratur faz promoção de turismo brasileiro por meio de seminários internacionais

08/04/2006 - 18h31

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na primeira fase do programa Descubra o Brasil, a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) promoveu cinco seminários em Berlim (Alemanha), na Rússia, Suécia, Itália e Madri. A idéia, segundo a gerente de segmentação de produtos da Embratur, Jaqueline Gil, foi aproximar os potenciais turistas do país. O próximo seminário do Descubra o Brasil será realizado em Londres (Inglaterra) na próxima terça-feira (11).

"Nós estabelecemos cinco grandes temas de promoção internacional do Brasil como destino turístico. São eles: sol e praia, ecoturismo, cultura, esportes e negócios e eventos. Em cada um desse cinco segmentos a gente apresenta o que temos de melhor, ou seja, quais são os produtos que já estão num nível de qualificação e num nível de desenvolvimento que são compatíveis com as exigências dos turistas internacionais", disse Jaqueline Gil, entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM.

Jaqueline exemplifica que a promoção do Carnaval, conhecido com a maior festa do planeta, não é feita com base em apelo sensual ou apelo da beleza da mulher brasileira, mas como um festejo popular. "É sempre voltando para o quesito cultura, ou seja, manifestações do povo brasileiro e não nas saliências da beleza feminina". Além das festas populares, a Embratur também tem investido na divulgação de esportes, como futebol, surf, velas e esportes de areia.

Segundo ela, a Argentina é o país que mais manda turistas para o Brasil. Já em números continentais, o primeiro lugar fica com a Europa. De acordo Gil, os brasileiros estão cada vez mais interessados no turismo nacional. O destino preferido dos turistas "regionais" é o estado de São Paulo. "O turismo regional é importantíssimo, ou seja, as pessoas têm que visitar, elas têm que conhecer e passear na própria região onde moram".

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Embratur pretende fechar uma agenda de ações com países do Mercosul. O Descubra Brasil foi idealizado para mostrar o Brasil de forma mais competitiva, aumentar o turismo e estimular a economia.