Eleições no Peru começam amanhã com a participação de 16,5 milhões de pessoas

08/04/2006 - 12h05

Milena Assis
Da Agência Brasil

Brasília – A população peruana aguarda em clima de festa e de democracia a eleição presidencial que começará amanhã (9), segundo o chefe do setor político da Embaixada do Brasil no Peru, Ademar Seabra da Cruz. Ao todo, serão 16,5 milhões de eleitores que irão às urnas votar no primeiro turno para decidir quem serão os dois candidatos que disputarão o segundo turno.

Cruz afirmou que o Peru tenta consolidar uma fase iniciada em 2001, depois de superar "o período sombrio dos anos 90", em que o país foi marcado por escândalos no governo de Alberto Fujimori, ex-presidente que governou o país por dez anos. Seu terceiro mandato foi interrompido por protestos de rua que exigiam sua renúncia, após um vídeo mostrar um de seus assessores participando de negociações para compra de votos.

Segundo Cruz, os três principais candidatos do Peru são Ollanta Humala, Lourdes Flores e o ex-presidente Alan Garcia. De acordo com as pesquisas durante a campanha eleitoral, a diferença entre Humala, o primeiro candidato, e Garcia, que está na terceira posição, é de nove pontos. "Não há distância muito grande entre os três, o que nas vésperas de uma eleição pode modificar tudo", ressaltou Cruz.

Cruz destacou que os peruanos esperam mudanças, já que o nível de concentração de renda é muito grande e a maioria da população sofre com a falta de políticas públicas. "O Peru passa por uma fase macroeconômica positiva, mas ela não alcança essa fatia da população. Por mais que a inflação tenha caído, que haja volume recorde de exportação e de investimento, isso não tem se transformado em emprego."

Para o chefe do setor político, o desafio maior para o presidente que for eleito será superar a pobreza, a miséria e a fome. Ele explica que em algumas cidades, fora da capital, de cada seis crianças, uma não tem registro de nascimento, e a desnutrição infantil chega a quase 80%. Além disso, "menos de 25% da população, em certas cidades do Peru, tem emprego legal", acrescentou Cruz.

Ele disse que, apesar de os candidatos terem tendências políticas diferentes, os pontos de vista são semelhantes a respeito do aprofundamento de cooperação e integração entre Brasil e Peru nos últimos anos. "A maior estrada interoceânica, que liga o Acre até o sul do Peru, é um dos compromissos assumidos pelos candidatos, além do aprofundamento dos laços comercias da região."