Confederação nacional do setor de construção civil é criada hoje

07/04/2006 - 23h11

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - Foi instituída hoje (7) a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira (SNTCM). A entidade, criada pela Força Sindical e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), será presidida por Antonio de Sousa Ramalho, atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil.

Segundo ele, o objetivo da confederação é organizar os trabalhadores dessa categoria em nível nacional. "Com certeza teremos um respaldo maior, uma atenção maior dos ministros e dos governos federal, municipal e estadual", avaliou. "Porque nessa esfera estaremos construindo a cadeia da construção civil", acrescentou.

Ramalho informou que as atividades da confederação serão voltadas para a questão de salários, participação nos lucros, segurança no trabalho e nos projetos de combate ao déficit habitacional. "Estará em debate um setor que hoje é responsável por 15,6 % do Produto Interno Bruto (PIB - a soma das riquezas produzidas pelo país) e 30% do PIB da indústria. É um setor que emprega 13,8 mil trabalhadores", informou.