Astronauta justifica que investimento na viagem deve consolidar área de ciência e tecnologia no país

08/04/2006 - 13h10

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em sua última entrevista concedida antes de voltar à Terra, o astronauta brasileiro, tenente-coronel Marcos César Pontes, afirmou que sua viagem ao espaço custou caro ao governo, em torno de US$ 10 milhões. Mas salientou que esses investimentos serão importantes para desenvolver o programa espacial brasileiro e para a consolidação da ciência e tecnologia no país.

"Esse dinheiro poderia sim formar diversos doutores no Brasil e no exterior, mas eu tenho certeza que esta viagem vai motivar, no futuro, jovens a se dedicarem à ciência e tecnologia, o que será bastante importante para o Brasil", respondeu.

Pontes disse acreditar que a sua missão na Estação Espacial Internacional (ISS) foi 100% cumprida, principalmente do ponto de vista científico, de divulgação do programa espacial e do aspecto histórico.

Com relação ao seu retorno à Terra, previsto para a noite deste sábado, o astronauta brasileiro afirmou estar confiante de que tudo ocorrerá bem. "Mas, sem dúvida, é um momento crítico que exige bastante concentração", pontuou.