Varig deve apresentar plano de renegociação de sua dívida ao BNDES na próxima semana

07/04/2006 - 19h06

Brasília, 6/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O presidente da Varig, Marcelo Bottini, informou hoje (7) que deve apresentar, na próxima semana, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um plano de renegociação da dívida da companhia.

Bottini apresentou ao ministro da Defesa, Waldir Pires, a proposta feita aos fornecedores, que ele chamou de "linha de crédito", prevendo a suspensão do pagamento de taxas e serviços durante o período de baixa temporada.

"Teríamos uma linha de crédito com cada credor, por determinado tempo, para que criássemos uma ponte entre a baixa e a alta estação". O total de crédito seria de aproximadamente US$ 200 milhões, sendo que US$ 70 milhões se referem ao pagamento de taxas à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e combustíveis da BR Distribuidora.

Pelo acordo proposto, os fornecedores dariam prazo entre dois e três meses para que a Varig pagasse o que deve. Segundo Bottini, a criação desse crédito seria um passo para negociação com futuros investidores. "Essa é a ponte necessária para alcançar o que nós chamamos de a hora dos investidores", afirmou.

Bottini disse que o ministro Waldir Pires foi atencioso e prometeu tratar do assunto. O presidente da Varig foi categórico ao afirmar que notícias sobre a possível falência da empresa são especulações. Ele garantiu que a empresa está tomando todas as medidas para sair da atual crise. "Estamos trabalhando em uma série de frentes para solucionar isso. Não tenho a menor dúvida de que a Varig não vai parar. Eu vim de Varig e vou voltar de Varig", enfatizou.