Técnicos do Ministério da Agricultura inspecionam lavouras de banana em Pernambuco

07/04/2006 - 13h24

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife – Pernambuco está prestes a receber um certificado que representará um grande alívio para os produtores de banana. Com o objetivo de confirmar a região como área livre da praga sigatoka negra, técnicos do Ministério da Agricultura iniciaram esta semana a inspeção de quatro dos 10 municípios pernambucanos que possuem plantação de banana.

Atualmente, Pernambuco ocupa a sexta posição na produção da fruta do país, com 418 mil toneladas de cultivo, numa área de 39 mil hectares. A sigatoka negra assusta os agricultores por estar relacionada a um fungo que ataca as folhas da bananeira e pode representar perdas de até 100% da plantação.

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) já fizeram um cadastramento das áreas de cultivo da banana no estado. Durante esse trabalho, foram coletadas 40 amostras da fruta para análise em laboratórios credenciados pelo governo federal.

Todos os testes deram negativo para a sigatoka negra. Caso o laudo dos técnicos do ministério seja o mesmo, Pernambuco receberá o certificado de área livre da praga.

De acordo com Jair Virgínio, gerente-geral da Adagro, "a certificação vai significar trânsito livre para comercializar o produto em qualquer região do país". Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o Nordeste concentra 33% da produção nacional de banana, em uma área de mais de 180 mil hectares.

Entre os municípios de Pernambuco com maior destaque na plantação da fruta estão: Vicência, Petrolina, Quipapá, São Vicente Ferrer e Santa Maria da Boa Vista. A praga da sigatoka negra, introduzida no Brasil há seis anos, pelo Amazonas, se espalhou por Pará, Rondônia, Mato Grosso e São Paulo.