Na conversa com Marcos Pontes, estudantes perguntam sobre "a sensação de estar no espaço"

06/04/2006 - 22h06

Ana Larissa Albuquerque
Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 500 estudantes do ensino fundamental do Centro de Ensino e Serviço Social da Indústria (Sesi) participaram hoje (6), na capital federal, de uma conversa por meio de videoconferência com o astronauta brasileiro Marcos Pontes, na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Seis delas fizeram perguntas a Pontes. Queriam saber como é a sensação de estar no espaço e ver o planeta de tão longe. "Realmente não tem explicação, daqui de cima tudo é muito bonito, um espetáculo", respondeu o astronauta.

O estudante Eduardo Mendes de Oliveira, 14 anos, mudou o rumo da conversa questionando como está a situação do meio ambiente, já que Pontes "consegue ver tudo lá de cima". "Se quisermos continuar a viver neste planeta, precisamos cuidar muito bem dele, principalmente do meio ambiente", disse Pontes.

O astronauta brasileiro deve voltar ao país entre os dias 17 e 19 de abril. De acordo com o presidente da AEB, Sérgio Gaudenzi, foram gastos R$ 10 milhões na viagem de Pontes. Ele ressaltou a importância da missão espacial e disse que o país deve continuar investindo em tecnologia. "Se uma dessas crianças que estão aqui hoje virar cientista, o retorno para o Brasil será muito maior que o dinheiro gasto para mandar Marcos Pontes ao espaço", acrescentou ele.