Mesmo sem gripe aviária, Brasil já sente reflexos negativos da doença, diz ministro

07/04/2006 - 17h11

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Apesar de ser pequeno o risco da gripe do frango (ou influenza aviária) chegar ao Brasil, os resultados da doença em outros países já se refletem aqui. A afirmação é do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Roberto Rodrigues, que participou hoje (7) do lançamento do Plano Nacional de Prevenção da Gripe Aviária, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília.

"O comércio mundial caiu, os preços despencaram. O Brasil é o maior exportador de frangos e de aves em geral e com isso há um reflexo negativo enorme na cadeia produtiva, com 4 milhões de empregos em risco,com redução de preço de milho, soja e um grande problema para o agronegócio brasileiro."

Rodrigues disse ser normal a preocupação dos empresários dos setores agrícola e industrial em relação aos problemas relacionados a possível chegada da doença no país.

"Nós exportamos uma grande quantidade de aves e temos um crescimento potencial de 4,5% ao ano nas exportações daqui a 2015. A preocupação com a queda de preço de consumo mundial levou o setor privado a se preocupar cada vez mais com esse processo, por isso é que, junto com o setor privado, montamos esse sistema de regionalização e de contingência assinado aqui hoje."

Rodrigues voltou a destacar que os criadores de frango doméstico não precisam se preocupar com a doença porque e todas as criações industriais ou privadas estão sendo vigiadas pelo ministério. "Todos os pontos das aves migratórias estão sendo monitorados, e o risco eventual de uma moléstia surgir nessas galinhas domésticas se restringe a um raio de 10 quilômetros de distância de um pouso de uma ave contaminada".

O brasileiro, segundo Rodrigues, também não precisa ter medo de consumir frango por achar que será contaminado pela a gripe aviária, já que o vírus da doença morre ao ser submetido à temperatura de cozimento ou de fritura. O ministro disse também que a doença não é transmitida por seres humanos. "Não existe no mundo nenhuma informação de que a gripe aviária, que a influenza, quando chega no ser humano foi transmitida de uma pessoa para outra. Só de ave para pessoa", esclareceu.