Levantamento da Conab prevê aumento de 23,3% na próxima safra de café

07/04/2006 - 19h46

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A produção de café deverá aumentar 23,3% na safra 2006/2007, quando deverão ser colhidas 40,62 milhões de sacas de 60 quilos do produto. A informação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Os números, divulgados hoje (7), fazem parte do segundo levantamento sobre a produção realizado pela Conab, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Segundo o levantamento, serão colhidas no próximo ano 7,67 milhões de sacas a mais que na safra anterior, que ficou em 32,94 milhões de sacas.

De acordo com a Conab, o aumento de produção esperado é devido à melhoria dos tratos de cultura nas podas, desbrotas, adubação, controle fitossanitário e à "bianualidade alta no calendário do café". Tudo isso, segundo a companhia, foi impulsionado também pela melhoria nos preços de mercado do café a partir do segundo semestre do ano passado.

A colheita do café arábica, o tipo mais nobre do produto, deverá resultar no próximo ano em 31,02 milhões de sacas, com aumento de 30,2% sobre a marca obtida na safra passada. No caso do café robusta (conilon), a segunda categoria, a produção ficará em 9,6 milhões de sacas de 60 quilos, com aumento em relação à safra anterior de 5,2%. O maior produtor de conilon é o Espírito Santo e o aumento da produção deste tipo de café se deveu às boas condições do clima no estado.

As pesquisas da Conab sobre a próxima safra de café foram feitas com informações de satélites do Sistema Geosafras e em pesquisas locais, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Bahia e Rondônia, que são os os principais produtores.