Crise da Varig reduz tráfego em vôos internacionais, diz presidente de sindicato do setor

07/04/2006 - 18h50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – Uma pesquisa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), divulgada hoje (7) pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), aponta que em março as empresas aéreas brasileiras tiveram um aumento de 21% no volume de passageiros transportados em vôos nacionais. Nas rotas internacionais, porém, houve queda de 6,8%.

O levantamento também mostra a expansão de 19,7% no número de passageiros transportados em vôos nacionais no primeiro trimestre de 2006. No mesmo período, a demanda de passageiros em rotas internacionais caiu 5,8%.

Segundo o presidente do sindicato, George Ermakoff, a retração nas rotas internacionais é reflexo da crise vivida pela Varig, considerada a maior empresa brasileira do setor e que se encontra em processo de recuperação judicial. "A Varig tinha uma participação muito grande nos vôos internacionais e essa queda é, na verdade, uma transferência do tráfego da Varig para empresas estrangeiras", observou.

Na avaliação dele, essa queda é "ruim", pois significa evasão de divisas. "É tudo de ruim que pode acontecer com a crise da Varig, porque hoje, infelizmente, as outras empresas não têm como absorver o tráfego que a Varig transporta nas rotas internacionais", disse.

De acordo com a assessoria de imprensa do SNEA, em março do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2004, as empresas de aviação civil do Brasil registraram crescimento de 19,2% no contingente de passageiros embarcados nas rotas para o exterior.