Conselho de Populações Tradicionais denuncia situação de comunidades na região da BR-319

07/04/2006 - 20h30

Thaís Brianezi
Repórter da Agência Brasil

Manaus – O coordenador estadual do Conselho Nacional de Populações Tradicionais (CNPT) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Leonardo Pacheco, denunciou que as populações do Rio Ituxi e do Médio Purus estão sofrendo com a grilagem de terras e o desmatamento, ao longo da Rodovia Manaus – Porto Velho (BR-319). Ele participou do debate sobre aproveitamento sócio-econômica e ambiental dos 15,4 milhões de hectares que ficam ao longo da BR-319.

Desde 2000 e 2002, respectivamente, foi iniciado – a pedido dos moradores – o processo de criação de duas reservas extrativistas nessas áreas. "Já fizemos visitas técnicas e estudos. Neste ano, com verba do Arpa [programa Áreas Protegidas da Amazônia] esperamos acelerar essa criação", afirmou Pacheco. "E não são pessoas que vivem próximo à estrada, não. Na beira dos rios você também tem grilagem, tem trabalho degradante."

De acordo com Carvalho, em junho devem ocorrer consultas públicas para que a sociedade local opine sobre a destinação das terras públicas na área sob limitação administrativa. "Ainda não sabemos quantas serão, porque há muitos municípios [22, ao todo] na área", ponderou. "Mas estamos iniciando esse debate técnico, com as instituições públicas. E vamos também começar um diálogo com os movimentos sociais e as organizações não-governamentais."