Avanços tecnológicos não compensam recursos humanos, lembra Opas

07/04/2006 - 14h54

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O tema deste ano do Dia Mundial da Saúde para as Américas destaca a importância dos profissionais da saúde. No Brasil, o título escolhido pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para comemorar a data é "Gente que faz saúde".

"As organizações podem ter os avanços tecnológicos mais modernos, mas se não contam com o valor maior, os recursos humanos, pouco podem fazer", afirmou o representante da OPAS no Brasil, Horácio Toro Ocampo.

Na abertura das comemorações na sede da OPAS, em Brasília, o ministro interino da Saúde, Agenor Álvares, reconheceu que o Brasil ainda tem muitos problemas localizados na área de recursos humanos voltados para a saúde. Mas, segundo ele, o governo federal busca soluções para dar melhores condições de trabalho para os funcionários da saúde.

"Para que a gente possa melhorar o salário desses trabalhadores, nós temos que trazer uma discussão séria e aberta sobre a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que determina os recursos financeiros para o financiamento da saúde pública no Brasil", afirmou Álvares.

O ministro entregou o troféu "Heróis de todos os dias" para sete equipes do Programa Saúde da Família. Marli Aquino, chefe de uma equipe do PSF em Florianópolis, ficou feliz com o reconhecimento de seu trabalho.

"Temos um trabalho muito forte para investigar e reorganizar o serviço sob essa ótica da humanização para que as pessoas que procurem o serviço tenham direito a uma escuta qualificada para que a gente tente resolver os problemas na medida do possível", contou Aquino.

No evento, também foi lançado um carimbo dos Correios comemorativo ao Ano dos Trabalhadores da Saúde/Gente que Faz Saúde pelo presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Jânio Cezar Luiz Pohren.

O Dia Mundial da Saúde foi criado em 7 de abril de 1948, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), baseado no direito do cidadão à saúde e na obrigação do Estado de promover a saúde.