Astronauta americano passa o comando da Estação Espacial ao russo Pavel Vinogradov

07/04/2006 - 19h40

Flávio Dieguez
Enviado especial*

Moscou – O atual comandante da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), o norte-americano William McArthur, passou hoje (7) o comando ao russo Pavel Vinogradov. A troca de comando, segundo a assessoria de imprensa da Missão Centenário, Vera Canfran, foi às 16h24 de hoje (horário de Brasília) e 24h25 de amanhã no horário de Moscou.

O russo Vinogradov, que assume a responsabilidade da ISS agora, é o mais velho e experiente astronauta em órbita. Tem 52 anos, entrou para a equipe de astronautas russo em 1992 e fez seu primeiro vôo em 1997. Nessa época passou 198 dias na estação espacial russa MIR, atualmente desativa. Ocupou o posto de engenheiro de vôo e saiu cinco vezes para o espaço aberto para realizar atividades do lado de fora da MIR.

Na atual missão, a de número 13 da ISS, Vinogradov deve realizar pelo menos uma missão externa, segundo a Nasa. Foi ele quem comandou a nave Soyuz TMA8 no vôo que levou o brasileiro Marcos César Pontes à ISS. A partir de hoje, Vinogradov vai comandar a ISS durante os próximos seis meses.

O antecessor de Vinogradov, William McArthur, está na ISS desde outubro de 2005 e vai voltar à Terra no mesmo vôo que o astronauta brasileiro. O pouso será por volta das 3 horas da madrugada do dia 9 pelo horário de Moscou (perto da 20 horas do dia 8 no horário de Brasília). McArthur será o sétimo norte-americano a voltar do espaço em uma nave russa. Ele vai descer a bordo da Soyuz TMA7. Quando Pontes chegou à ISS, essa nave já estava ancorada à Estação Espacial pronta para fazer o vôo de retorno. Além de Pontes e o norte-americano, também descerá à Terra, no dia 8, o russo Valery Tokarev, que será o comandante do vôo de descida.

*A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.