Senado pode criar comissão especial para discutir políticas indígenas

06/04/2006 - 15h07

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma comissão especial para discutir políticas indígenas deve ser criada no Senado, segundo o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele recebeu hoje (6), no início da tarde, um grupo de lideranças indígenas que foi entregar uma carta de mobilização elaborada pelo 3º Acampamento Terra Livre. No encontro, Renan se comprometeu a criar a comissão.

"Assim como feito com o salário mínimo, vamos instituir uma comissão especial para elaborar uma política indigenista", afirmou Renan durante o encontro. O presidente do Senado disse que tem uma relação especial com os índios porque, segundo ele, no período em que foi ministro da Justiça, foi a época em que se demarcou mais terra no país.

Um dos coordenadores do acampamento, Jecinaldo Barbosa, do povo Satere Mawé, pediu a Renan que o Senado mude a postura com os povos indígenas. "Queremos prioridade para discutir o Estatuto dos Povos Indígenas para que não seja beneficiado apenas o agronegócio", disse o índio.

Ontem, as lideranças indígenas se reuniram com o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Segundo os índios, o deputado também se comprometeu a criar uma comissão de assuntos indígenas na Câmara.

Desde a última terça-feira (4), cerca de 550 lideranças indígenas – representantes de 86 povos – estão acampados na Esplanada dos Ministérios. A mobilização deve terminar hoje.