São Paulo sedia Encontro Nacional de Diversidade Cultural

06/04/2006 - 7h18

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Teia - a Rede de Cultura do Brasil, um encontro nacional de cultura e economia solidária, será aberto ao público hoje (6) em São Paulo. O evento, desenvolvido pelos ministérios da Cultura e do Trabalho e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), contará com a participação de mais de 2 mil representantes da cultura popular de todas as regiões do país. Estarão presentes grupos de teatro de rua, dança, música e de contadores de histórias. Também serão feitas exposições de fotografias, cinema e outras manifestações.

Segundo o Ministério da Cultura (MinC), o objetivo do encontro é dar maior visibilidade à produção cultural feita fora dos grandes centros. A intenção é proporcionar a troca de experiências entre os atores culturais e mostrar como a cultura é instrumento fundamental para o enfrentamento dos problemas sociais. De acordo com o MinC, a partir do encontro será possível fazer o primeiro mapeamento nacional das ações que unem cultura e cidadania.

Serão apresentadas na mostra experiências de economia solidária. "O Brasil, que tem por marca a criatividade do seu povo, não pode deixar de lado este componente: da economia criativa, da geração de alternativas, da própria economia enquanto componente de cultura", disse o secretário de Programas e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, Célio Turino.

A Teia recebeu o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A mostra estará aberta ao público até o próximo dia 9, das 10 às 22 horas, no pavilhão da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera e também no Sesc Vila Mariana, na zona sul da capital. A entrada é franca.