Rio Grande do Sul pode vender 10 mil toneladas mensais de carne bovina à Rússia, estima sindicato

05/04/2006 - 22h12

Porto Alegre, 5/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O diretor executivo do Sindicato de Indústrias de Carnes e Derivados do Rio Grande do Sul (Sicadergs), Zilmar Moussalle, estima que o estado pode abastecer a Rússia com até 10 mil toneladas por mês de carne bovina. Ele disse que somente oito frigoríficos gaúchos estão aptos a exportar o produto para a Rússia "porque a aprovação sanitária só começou em setembro do ano passado".

Moussalle comentou a suspensão das restrições à importação, pela Rússia, de carnes bovinas, suínas e de aves do Rio Grande do Sul, confirmada na 4ª Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação e divulgada ontem (4) pelo Ministério das Relações Exteriores

O diretor do sindicato afirmou que está "apostando no novo mercado, pois a Rússia é o maior importador de carne do Brasil". Segundo Moussalle, o Rio Grande do Sul foi beneficiado devido a sua posição sanitária. "Não há registro de febre aftosa no estado há mais de cinco anos". O Sicadergs responde por 77,8% das empresas do setor no estado, que abateram mais de 2 milhões de cabeças no ano passado.

Para o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Quintiliano Vieira, a suspensão do embargo é de extrema importância para o desenvolvimento do estado. "Vamos continuar atentos na fiscalização sanitária na divisa e nas fronteiras", disse.