Produção integrada de alimentos é tema de seminário amanhã em Recife

06/04/2006 - 16h59

Recife, 6/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - Produtores, atacadistas, exportadores, pesquisadores e representantes de supermercados reúnem-se amanhã (7), na sede do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), para discutir estratégias para implantação de um sistema de produção integrada de alimentos no estado. O objetivo é buscar alternativas para melhorar a segurança alimentar e a sustentabilidade da produção.

O seminário é uma promoção da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo o diretor de Programas e Projetos do Itep, Frederico Montenegro, no encontro, serão sugeridas aos participantes ações conjuntas para que eles possam adequar a produção de carne, mel, açúcar, camarão e outros itens às normas de produção integrada, exigidas em nível internacional.

Montenegro informou que, atualmente, apenas a produção de frutas no país tem um marco legal para a produção integrada. "Queremos avaliar a expansão dessa prática para outras cadeias produtivas", disse ele.

A produção integrada é um sistema de exploração agrária que inclui adoção de mecanismos reguladores para reduzir os impactos dos defensivos químicos nos alimentos, visando proteger o meio ambiente, a saúde humana e facilitar a circulação dos produtos nos mercados consumidores.