Palácio da Alvorada é reaberto depois de restauração que levou mais de um ano

06/04/2006 - 19h18

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, acabam de abrir as portas do Palácio da Alvorada, que ficou interditado por mais de um ano para obras de restauração. O Palácio foi aberto hoje (6) para convidados e representantes do corpo diplomático.

Toda a restauração foi coordenada pela Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), com orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Palácio da Alvorada teve recuperadas suas instalações elétricas, hidráulicas e prediais, que comprometiam a preservação do bem cultural. As obras custaram R$ 18,4 milhões, O valor, dividido em cotas iguais, foi doado por 20 empresas. O Alvorada é considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Participaram da solenidade o vice-presidente José Alencar, o presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e os presidentes da Abdib, Luiz Fernando de Almeida, e do Iphan, Paulo Roberto Godoy Pereira.

Também estava entre os convidados Antônio Ferreira Pacheco, de 97 anos, um dos operários que trabalharam na construção do Alvorada. Pacheco é o mais antigo morador da Vila Planalto, núcleo residencial próximo ao palácio.