Meirelles anuncia mudanças na diretoria do Banco Central

06/04/2006 - 11h13

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Banco Central divulgou hoje (6) nota anunciando mudanças na diretoria da instituição. O presidente do banco, Henrique Meirelles, deslocou o atual diretor de Estudos Especiais, Alexandre Antônio Tombini, para a diretoria de Normas e Organização do Sistema Financeiro. Tombini ocupará a vaga de Sérgio Darcy, indicado para a presidência do Conselho de Administração da Fundação Banco Central de Previdência Privada (Centrus).

Meirelles também encaminhou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a indicação dos nomes de Mário Mesquita para a Diretoria de Estudos Especiais e de Paulo Vieira da Cunha para a Diretoria de Assuntos Internacionais.

De acordo com a nota do Banco Central, o atual diretor de Assuntos Internacionais, Alexandre Schwartsman, deixa o cargo "por motivos pessoais, em função do seu interesse em retornar à iniciativa privada".

Doutor em Economia pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, o novo diretor de Estudos Especiais, Mário Mesquita trabalhava no Banco Real. Ele já atuou no Fundo Monetário Internacional (FMI) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Também doutor em Economia, mas pela Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, o novo diretor de Assuntos Internacionais, Paulo Vieira da Cunha, trabalhou no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado de São Paulo, no Banco Mundial e nos bancos Lehman Brothers e HSBC Securities.