Mantega diz que previsões de aumento de juros nos Estados Unidos não afetam o Brasil

05/04/2006 - 22h05

Lourenço Melo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, traçou um cenário positivo para a economia brasileira, ao afirmar que a elevação dos juros nos Estados Unidos, que vem sendo decidida a cada reunião do Banco Central americano (Fed), não afeta o Brasil.

"Temos superávit comercial [quando as exportações superam as importações] robusto, por isso vulnerabilidade baixa, o risco pais está caindo apesar de haver um novo ministro da Fazenda no cargo e os juros de longo prazo, que poderiam sinalizar alguma mudança no mercado internacional, continuam em queda", argumentou Mantega. O ministro falou após a posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca.

Segundo o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, "o Brasil está tranqüilo, pois é um país sólido que reúne condições excepcionais para empresários, brasileiros ou estrangeiros que quiserem vir ajudar no crescimento e na criação de empresas e assim ter seus ganhos". O ministro afirmou que o superávit primário (economia que o governo faz para pagar os juros da dívida) estabelecido para este ano será cumprido. Ele se disse ainda "fiador" desse objetivo.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) industrial nos dois primeiros meses do ano, para Mantega, indica que "a economia brasileira está vigorosa, com crescimento robusto, a partir da combinação do mercado interno e do mercado externo, que continua bom para os produtos brasileiros".

Segundo ele, a indústria está crescendo, a inflação e os juros caindo e o crédito tem aumentado para quem pretende investir.