Equipe de resgate do astronauta brasileiro segue para o Cazaquistão

06/04/2006 - 9h11

Flávio Dieguez
Enviado especial

Moscou - As experiências desenvolvidas pelo astronauta brasileiro Marcos César Pontes na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) serão transportadas em caixas, segundo informou a coordenação da Missão Centenário. Segundo Loiva Lopes Calderon, responsável por assuntos pessoais de Marcos Cesar Pontes, uma das caixas será congelada para preservar as bactérias das plantas usadas nos experimentos.

A volta de Pontes está prevista para o sábado (8). A equipe de resgate saiu hoje de Moscou para a cidade de Kustonay, no Cazaquistão, bem próxima da fronteira com a Rússia. O médico do astronauta, Luís Cláudio Lutiis, afirmou que ele está saudável.

Junto com o brasileiro Marco César Pontes, voltam à Terra os dois astronautas que fizeram parte da Missão 12 da ISS e estão no espaço há seis meses: o russo Valery Tokarev e o americano Willian McArtur. O general Korzun, segundo a assessora de imprensa da missão Centenário, Vera Canfran, é o comandante da equipe de resgate, responsável pelo acompanhamento da nave durante o pouso em terra firme – as naves russas não pousam no mar, como ocorria com as naves americanas, antes do ônibus espacial. O ônibus espacial pousa como um avião, enquanto as naves russas e as antigas naves americanas pousam de pára-quedas.

O pouso deve ser realizado na cidade cazaquistanesa de Arcalic, a cerca de 200 quilômetros ao norte de Baikonur, bem próximo da fronteira com a Rússia. Duas horas depois, os astronautas embarcam nos helicópteros militares, que os levarão a um local não especificado, no Cazaquistão. Finalmente, embarcam em um avião militar russo para Moscou.

A viagem do enviado especial Flávio Dieguez é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.