Encontro tenta criar rede de educadores ambientais do Rio São Francisco

06/04/2006 - 21h27

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 30 oficinas ocorreram hoje (6) no 5º Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental. O evento teve início ontem (5) e vai terminar no sábado. De acordo com o diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Marcos Sorrentino, os temas tratados no congresso vão desde intercâmbio de experiência e de informações entre educadores ambientais até a definição de uma agenda comum de atuação em torno do Tratado de Educação Ambiental para Sociedade Sustentável e Responsabilidade Global.

Uma das oficinas realizadas foi sobre a bacia do rio São Francisco. "A intenção desse encontro é criar a rede de educadores ambientais da bacia de São Francisco que vai contar com a presença de educadores da área, sob a coordenação do Programa de Revitalização de São Francisco e do órgão gestor da educação ambiental no país", disse Sorrentino.

O 5º Congresso que ocorre em Joinville (SC) também realiza mini-cursos, feiras de economia solidária, estantes de empresas que atuam com tecnologias relacionadas à questão ambiental, lançamentos de livros, exposições de trabalhos científicos, entre outros. Para Marcos Sorrentino, a importância do congresso para a sociedade é a potencialização dos educadores, pois assim, eles vão aprimorar a sua intervenção na sociedade.

A iniciativa é promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação em parceria com o governo de Santa Catarina e a prefeitura de Joinville. Foram inscritas, para participar do evento, 5.500 pessoas entre educadores ambientais de 25 países - América Latina, Caribe, Península Ibérica e países africanos de língua portuguesa.