Confederação diz que negociações sobre planos de carreiras "avançaram" com ministérios

06/04/2006 - 20h59

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – Os servidores públicos dos ministérios da Fazenda, Agricultura e Planejamento avançam nas negociações das greves, segundo o secretário geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), José Milton Costa. Ele disse que nesta semana várias reuniões foram feitas e os ministérios estão se comprometendo a discutir e a defender planos de carreiras.

"No Ministério da Fazenda houve ontem [5]uma reunião com o secretário executivo e ele reafirmou, e vai assinar uma ata, se dispor a defender, junto com a confederação, o plano de carreira fazendário", disse Costa. Segundo ele, o secretário da Fazenda afirmou que o ministério estaria articulando uma reunião para a próxima semana com a presença de representantes do Ministério do Planejamento e da confederação.

O secretário da confederação disse que os servidores do Ministério da Agricultura também avançaram nas negociações e terão o plano de carreira discutido. "Eles afirmaram também que o ministro [da Agricultura] Roberto Rodrigues iria conversar pessoalmente com o presidente Lula sobre o plano especial de cargos com a gratificação para os administrativos do ministério".

Já no Ministério do Planejamento, segundo Costa, o encontro com a comitiva de greve aconteceu hoje. "O ministério ficou de levar e defender a posição de que deve ter o plano especial de cargos para os administrativos".

Costa avalia que o balanço da paralisação é positivo. "É possível o governo se sensibilize com a nossa greve e mude a política de não querer mais discutir com os setores que já tinham uma conversa avançada". Agora os servidores esperam para o dia 12 as respostas das articulações nos ministérios e a resposta sobre a contra-proposta feita ao governo. Os servidores federais estão paralisados desde o dia 15.