Cinco deputados saem do Conselho de Ética

06/04/2006 - 21h32

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cinco deputados saíram do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara. Nesta manhã, nove já tinham pedido o afastamento como uma forma de protesto contra o Plenário da Câmara, que absolveu seis deputados que o conselho recomendou a cassação. São eles: Júlio Delgado (PSB-MG), Chico Alencar (Psol-RJ), Orlando Fantazzini (Psol -SP), Cezar Schirmer (PMDB-RS) e Benedito de Lira (PP-AL).

Chico Alencar disse ter conversado com Fantazzini e Schirmer, que estão em Buenos Aires (Argentina), e ambos confirmaram manter a decisão da renúncia. Benedito de Lira confirmou à imprensa que também está deixando o Conselho de Ética a partir de hoje.

A renúncia em massa, segundo o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) que se afastou da função nesta manhã, aconteceu porque o Plenário contrariou as votações do conselho, que, além de ser um órgão técnico, "faz uma investigação profunda sobre as denúncias antes de votar um parecer". Segundo Delgado, a absolvição na noite de ontem do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que teve sua cassação aprovada pelo conselho por nove votos a cinco, acelerou o processo de renúncia.

O presidente do conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), fez um apelo para que os deputados desistissem da renúncia e continuassem no órgão até o fim dos dois processos em julgamento: o dos deputados Vadão Gomes (PP-SP) e José Janene (PP-PR). Eles estariam envolvidos no esquema de pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio ao governo, o "mensalão".