Chuvas na Bolívia não devem afetar abastecimento de gás para o Brasil, diz presidente da Petrobras

05/04/2006 - 22h33

Aline Beckstein
Repórter da Agência Brasil

Rio – O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, disse, hoje, que as chuvas na Bolívia não devem prejudicar o fornecimento de gás, produzido pela estatal, para o mercado brasileiro. "Nós estamos tomando todas as medidas necessárias para evitar que o oleoduto, levado pelas chuvas, afete a produção". Segundo ele, o trabalho não tem previsão de término, já que continua chovendo na Bolívia.

Em uma breve conversa com jornalistas, Gabrielli contou ainda sobre as reuniões que teve hoje com o primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Fradkov, e o chanceler do Azerbaijão, Elmar Mammadyarov. Ele informou que foram encontros informais em que os países demonstraram interesse em estreitar relações com a Petrobras.

"Não há nenhum contrato em vista, foi apenas uma visita onde foram discutidas possibilidades de cooperação nas áreas de águas profundas, exploração e produção de petróleo, refino, petroquímica e construção de gasodutos", disse. Gabrielli participou, hoje, da cerimônia em que a Petrobras anunciou os investimentos em universidades e institutos de pesquisa para os próxiimos três anos, no valor de R$ 1 bilhão.