Agricultores sem-terra ocupam seis fazendas em Pernambuco

06/04/2006 - 12h30

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Seis propriedades rurais do sertão de Pernambuco foram ocupadas hoje (6) por cerca de 400 famílias de trabalhadores rurais sem-terra, ligadas à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetape).

A maior fazenda é Riacho Seco, de três mil hectares, localizada em Sertânia e que tem criação de caprinos. No município de Santa Filomena, 30 famílias montaram acampamento na fazenda Alagoinha, de 800 hectares.

De acordo com diretor de Políticas Agrárias da Fetape, Doriel Saturnino, não houve resistência por parte dos proprietários. Ele disse que os trabalhadores não acamparam dentro das terras, mas às margens dos imóveis rurais, em razão do decreto federal que proíbe a vistoria de terras ocupadas.

Saturnino informou que o movimento integra a jornada de luta por terra, que tem por finalidade lembrar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a necessidade de agilizar o cumprimento das metas de assentamento de trabalhadores rurais. "A Fetape realizou 12 ocupações no estado [Pernambuco] este ano e está identificando novas áreas improdutivas, passíveis de desapropriação", observou.

Atualmente, segundo ele, são 169 acampamentos da entidade, com 10.600 famílias e 1.200 assentamentos, nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata pernambucanas.