Vladimir Putin convida Lula para participar da reunião do G 8 em julho

05/04/2006 - 9h46

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi convidado pelo presidente russo, Vladimir Putin, para participar da reunião ampliada do G 8 (grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), prevista para o período de 15 a 17 de julho, em São Petersburgo, na Rússia.

Na carta, entregue a Lula pelo presidente da Federação Russa, Mikhail Fradkhov, em encontro no Palácio do Planalto, Putin informa que a agenda da reunião de São Petersburgo incluirá a segurança energética internacional, a luta contra doenças infecciosas e o desenvolvimento da educação.

O Itamaraty informou que, na qualidade de presidente em exercício do G 8, Vladimir Putin ressaltou o interesse de seu país de promover a participação, juntamente com os países membros do Grupo, "dos outros grandes Estados do mundo no discussão dos problemas globais".

Nesse contexto, de acordo com o Itamaraty, Putin afirmou estar convencido de que o Brasil "pode contribuir muito na elaboração das iniciativas que o G 8 lançará em 2006". Lula segundo o Ministério das Relações Exteriores, agradeceu a iniciativa e indicou que considerará o convite com atenção e interesse.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério das Relações Exteriores.