Universidade lança dicionário de língua indígena do Alto Rio Negro

05/04/2006 - 9h40

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - Depois de três anos de pesquisas, o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lança o primeiro dicionário da língua dos Hupd'ah, povo indígena que vive na região do Alto Rio Negro, no Amazonas.

A publicação é resultado de um trabalho conjunto elaborado pelo professor Renato Athias, estudioso de diversas etnias há mais de 20 anos, e o lingüista Henri Ramirez, da Universidade Federal de Rondônia. O projeto foi financiado pela organização não-governamental Saúde Sem Limites, que desenvolve atividades com comunidades isoladas.

De acordo com o professor Renato Athias, além de fortalecer a identidade cultural dos povos Hupd'ah, o dicionário vai contribuir para a educação escolar específica, já que "mais de 1,6 mil indígenas de 35 aldeias da etnia ainda não estão alfabetizados".

Athias destacou que 40 professores índios começaram a ser capacitados, dentro das próprias aldeias, para iniciar o trabalho de alfabetização da tribo. "O aprendizado será facilitado pela adoção do dicionário e por uma cartilha já existente", ressaltou o professor. Segundo ele, no Brasil, além do português, existem 170 línguas faladas por indígenas.