Serraglio diz que não alterou relatório no que diz respeito ao ''mensalão''

05/04/2006 - 19h12

Brasília, 5/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), chegou há pouco à comissão e disse que não foi feita nenhuma mudança nos aspectos que considera "estruturais" em seu relatório. "Não mudou nada no que diz respeito ao ‘mensalão’", garantiu.

Segundo Serraglio, as alterações que ele fez no texto da semana passada foram de ordem técnica e não comprometem o conteúdo do documento apresentado. Com isso, o plenário da CPMI decidirá, no voto, qual será o relatório final da comissão – se vai prevalecer o do deputado ou o substitutivo apresentado pelo PT. O documento, seja qual for, necessita de 16 votos para ser aprovado.

O relatório paralelo apresentado pelo PT ontem (4) rejeita a tese do "mensalão" para compra de parlamentares. Segundo o partido, houve caixa 2, ou seja, recursos não contabilizados para campanha eleitoral. No entanto, o relator Osmar Serraglio informou que a constatação de que houve "mensalão" fazia parte da "espinha dorsal" de seu parecer.

O PT sugere que os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken e o ex-presidente do partido José Genoino fossem excluídos da lista de pedidos de indiciamento ao Ministério Público. No caso de Dirceu e Genoino, os petistas propõem que o Ministério Público prossiga nas investigações iniciadas pela CPMI. Também pedem ao órgão que apure o envolvimento em crime eleitoral e contra a ordem tributária de 20 deputados e ex-deputados, entre eles, os acusados de ligação com o esquema do "mensalão". Além disso, o PT incluiu no relatório o pedido de indiciamento de Daniel Dantas, do Banco Opportunity.

O prazo final para votação do relatório é segunda-feira (10). Os trabalhos com início hoje (5) devem adentrar a madrugada.