Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes faz campanha sobre recadastramento do Bolsa Família

05/04/2006 - 11h51

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - A prefeitura do município de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife, começou hoje (5) a intensificar o trabalho de orientação para as 33 mil famílias da cidade beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

As informações sobre os núcleos de recadastramento estão sendo divulgadas por meio de rádios comunitárias, carros de som e em postos de saúde. A medida foi tomada para evitar tumultos como o que aconteceu na última segunda-feira (03).

Em frente à escola Visconde de Suassuna, várias mães passaram à noite na fila com crianças pequenas aguardando cadastramento. Algumas chegaram a cair e a desmaiar.

A diretora-geral de programas sociais da prefeitura de Jaboatão, Verônica Belo, argumentou que não há motivo para o fluxo exagerado de pessoas. "O prazo para alteração da renda e da composição familiar, que o programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome exige, vai até o final de junho e existem seis núcleos disponíveis para atualização cadastral", diz Belo.

Segundo ela, de setembro até agora 700 famílias já se dirigiram às unidades da prefeitura, para preencher formulários com a mudança de dados. Será feito um estudo no sentido de identificar se as filas aumentar por causa de pessoas que buscam se inscrever no programa, em função do aumento do desemprego e das dificuldades sócio-econômicas.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou em Jaboatão 50 mil famílias de baixa renda, que preenchem os pré-requisitos para entrar no programa. Atualmente, o governo federal repassa ao município de Jaboatão R$ 1,8 milhão mensais, para custear o Bolsa Família.