Palácio da Alvorada será reaberto amanhã, depois de mais de um ano de restauração

05/04/2006 - 19h02

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Palácio da Alvorada será reaberto amanhâ (6), às 19 horas, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Leticia, que vão mostrar aos convidados as obras de restauração que foram realizadas na residência oficial do presidente da República.

O trabalho de restauração, iniciado em dezembro de 2004, foi coordenado pela Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional (Iphan).

Segundo a Secretaria de Imprensa e Porta-Voz da Presidência, só agora, prestes a completar 50 anos, o Palácio da Alvorada passou por intevenções para recuperar suas instalações elétricas, hidráulicas e prediais, que estavam comprometendo a a sua preservação. O Alvorada é considerado patrimônio histórico da humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

De acordo com a assessoria de imprensa do Planalto, nos trabalhos de restauração, foram gastos R$18,4 milhões, doados em cotas iguais por 20 empresas.

A cerimônia entrega da obra contará com a presença de reprsentantes da Abdib e do Iphan, além de autoridades do corpo diplomático. Na cerimônia, os convidados poderão acompanhar, por meio de uma exposição fotográfica de Ricardo Stuckert, imagens que mostram o palácio antes, durante e depois das obras.

Em outra exposição, A epopéia de Brasilia, o fotógrafo sueco Ake Borglund, mostrará fotografias da construção da cidade. Os dois trabalhos poderão ser vistos, no Palácio Planalto, aos domingos, durante o horário aberto à visitação pública.