Ministro diz a Pontes que efeito foi ''fenomenal'' para programa brasileiro com ida dele ao espaço

05/04/2006 - 21h55

Nelson Motta
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, durante a conversa que teve hoje com o astronauta Marcos César Pontes, por meio de uma videoconferência, afirmou, que a ida do brasileiro à missão espacial teve um efeito "fenomenal" para a divulgação da ciência e tecnologia e também para o programa espacial brasileiro.

Rezende destacou na missão de Pontes o fato de cientistas brasileiros terem entregue ao astronauta "experiências que eles imaginaram para serem realizadas em ambiente de microgravidade". Segundo o ministro, "essas outras experiências vão dar contribuições para o programa de pesquisa do Brasil".

Durante a videocoferência, o ministro disse ao astronauta Marcos Pontes que os resultado dos oito experimentos que ele levou para missão está sendo aguardado com "muita expectativa pelas equipes que enviaram o material".

Rezende perguntou a Pontes sobre a experiência que despertou a atenção dos russos: a experiência Nuvens de Interação Proteica, do Centro de Pesquisas Renato Archer, do Ministério da Ciência e Tecnologia. O resultado pode permitir a obtenção de medicamentos de ação mais rápida, a identificação de microorganismos causadores de doenças em reservatórios de abastecimento de água e até a busca de vida em outros planetas. O experimento tem duração de três dias.

O astronauta brasileiro respondeu que essa experiência só será concluída amanhã, "mas, até agora, os resultados, não só dessa [experiência], estão dando certo".