Ministério e universidade ajudarão a desenvolver assentamentos rurais do Rio de Janeiro

05/04/2006 - 18h50

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Cerca de 900 famílias de assentados rurais em cinco municípios do norte do estado do Rio de Janeiro receberão ajuda de pesquisadores e alunos da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) para seu desenvolvimento econômico. O Ministério do Desenvolvimento Agrário deverá liberar, ainda este mês, R$ 228 mil para que a universidade desenvolva, junto com os agricultores, projetos de cultivo semiorgânico de uva, de criação de cabras, de cultivo de plantas medicinais e de formação em agroecologia.

Segundo o coordenador do projeto, Alexandre Pio Viana, o dinheiro será utilizado principalmente para equipar as áreas de assentamento e contribuir para o desenvolvimento de projetos. "O projeto de plantas medicinais, por exemplo, vai poder adquirir uma estufa para a produção de mudas. Na parte de frutas, o projeto vai nos permitir montar unidades-modelo de produção nas áreas de assentamento", afirma.

De acordo com Viana, muitas famílias de assentados têm falta de tecnologia para sua produção. "Muitos estão produzindo, mas sofrem muitas carências. Por isso, é importante que a assistência técnica e a universidade cheguem a essas áreas. Isso é válido não só para levar a tecnologia, mas também para levar a questão social e humana", conta o pesquisador.

O projeto da Uenf é um dos 92 aprovados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário que receberão verbas para desenvolvimento rural. Os projetos serão desenvolvidos nas cinco regiões do país.