Interlegis apresenta resultados do 1° Censo do Poder Legislativo Brasileiro

05/04/2006 - 7h16

Brasília - Os resultados do 1º Censo do Poder Legislativo Brasileiro serão apresentados hoje (5), às 19 horas, no auditório Petrônio Portela, do Senado, pela Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Interlegis), na abertura da Conferência Internacional do I Censo Legislativo. O trabalho, destinado a compartilhar informações com o público e a debater o Legislativo no país, foi realizado de junho a agosto de 2005. Foram coletadas informações em todas as câmaras municipais, nas 26 assembléias legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, no Senado e na Câmara.

O levantamento inclui informações sobre a identificação das casas legislativas e dos municípios, dados cadastrais, infra-estrutura física e tecnológica, documentação, estrutura tecnológica, informação, comunicação, capital humano e quadro parlamentar. Um dos problemas levantados pelo censo é que muitas câmaras municipais não possuem sede própria e não têm personalidade jurídica.

O levantamento também mostra que a grande maioria dos entrevistados não sabia para que serve o regimento interno de suas instituições nem quais são as atribuições do Legislativo. De manhã, às 10 horas, no gabinete da Presidência do Senado, o diretor da Interlegis, senador Efraim Morais, e o presidente da Casa, Renan Calheiros, concederão entrevista para comentar os resultados do censo.