General responsável pelo resgate de astronautas já viajou duas vezes ao espaço

05/04/2006 - 14h52

Flávio Dieguez e Aline Bastos
Enviados especiais*

Cidade das Estrelas (Rússia) – O responsável pelo resgate dos três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) é o general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro de Treinamento Gagari, na Cidade das Estrelas. Ele também é astronauta e tem experiência em duas missões de seis meses cada uma em estações espaciais.

A primeira missão do general Korzun foi na MIR, em 1996, e depois na própria em 2002. Em entrevista coletiva hoje (5), ele explicou que três tentativas de resgate precisam estar planejadas em decorrência das condições ideais de pouso, entre elas o vento. "A equipe é composta por nove helicópteros russos MI-8, com capacidade para 30 pessoas. Também estão preparados três carros especiais capazes de andar até na Lua. Eles serão usados caso os helicópteros não consigam descer no local", explicou Korzun.

O provável local de pouso é uma área de 60 a 80 quilômetros de raio em torno da cidade de Arclalic, no Cazaquistão. As três tentativas de pouso vão depender das três voltas da nave em torno da Terra. Com base no tempo de duração de uma órbita – 90 minutos –, as três tentativas serão executadas pela equipe de resgate. Caso todas elas sejam necessárias, isso resultaria num tempo total de espera de quatro horas e meia.

* A viagem dos enviados especiais Flávio Dieguez e Aline Bastos é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.