Em conversa com astronauta brasileiro, Lula diz que sente orgulho

05/04/2006 - 21h44

Ana Larissa Albuquerque
Da Agência Brasil

Brasília - O astronauta brasileiro, Marcos César Pontes, conversou hoje (5) com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva direto da nave Soyuz. Lula ressaltou o quanto o país está orgulhoso em mandar o primeiro astronauta em missão ao espaço. "Depois de tantos anos de espera, conseguimos mandar o nosso astronauta, com experiências brasileiras, isso é motivo de maior orgulho", afirmou Lula. O presidente ressaltou a transformação que esta viagem representa para o povo brasileiro e que ela reforça os sentimentos de perseverança do povo.

Lula perguntou a Marcos como estão as experiências enviadas pelas crianças, como as sementes de feijões, e qual a sensação de ver o Brasil de tão alto, a cerca de 350 quilômetros de altura. "Fiquei muito emocionado ao ver meu país, no momento nos sobrevoamos a Rússia, tenho uma responsabilidade grande com as experiências das crianças, cuido com muito carinho delas, quase 60% já foram realizados", contou Marcos. Ele acredita que sua experiência no espaço é um incentivo para novos cientistas, engenheiros e astronautas brasileiros.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, participou da entrevista e lembrou que Marcos levou oito experimentos. "O mais importante da sua viagem é a divulgação da ciência e da tecnologia brasileira, assim você consegue atrair jovens para essa área", disse Rezende. Marcos disse que não vê a hora de voltar para o país e trazer os resultados de sua viagem. "Estamos certos que os seus resultados, os que você irá trazer, também serão motivo de muito orgulho" adiantou Lula.

O astronauta Marcos Pontes deve conversar amanhã (6) com cerca de 250 crianças do Serviço Social da Indústria Brasília (Sesi). Antes os alunos de 5º a 8º séries assistirão a palestras e conhecerão as instalações da Agência Espacial Brasileira (AEB). Provavelmente a última videoconferência será com jornalistas brasileiros, na próxima sexta-feira (7), também na sede da AEB.