Diretor da Aneel diz que setor de Energia sempre trabalha com hipótese de racionamento

05/04/2006 - 19h16

Rio, 5/4/2006 (Agência Brasil - ABr) - Em palestra hoje (5) em Furnas Centrais Elétricas, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, informou que o risco de racionamento é considerado de forma permanente no país. "O setor elétrico brasileiro sempre foi planejado para um certo nível de risco até hoje", afirmou.

Ele destacou, no entanto, que não se trata de um desabastecimento de energia semelhante ao ocorrido no país em 2001: "Pode ser uma lâmpada que você tenha que desligar. Já é um racionamento."

"Se tudo estiver tranqüilo, em condições normais de pressão e temperatura, nós, por sermos hidrelétricas, temos um risco de racionamento, em um ano qualquer, de 5%", explicou Kelman. "Faz parte da nossa metodologia de cálculo". A perspectiva de racionamento pressupõe a possibilidade de que falte água para gerar energia.

Jerson Kelman indicou que o risco de planejamento cai com o reforço na infra-estrutura, isto é, "mais usinas você precisa ter para garantir que vai atender a carga, mesmo nas piores situações de seca possíveis". Isso significa aumento de investimentos e de custo, esclareceu. O impasse que se instala, já enfrentado pelo setor elétrico anteriormente, conforme assinalou o diretor, é nível tarifário de um lado e segurança de outro.