Deputada afirma que prisões de estudantes e agricultores foram "indevidas"

05/04/2006 - 19h02

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As prisões de estudantes envolvidos em mobilizações pelo passe livre e a de agricultores do Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), em Santa Catarina, foram "indevidas", segundo a deputada Luci Choinacki (PT-SC). Ele é autora do Projeto de Lei nº 9784/06, que pode anistia-los.

Choinacki conta que os estudantes ficaram presos por um ou dois dias e foram soltos após pagarem fiança de R$ 1,5 mil. Já os agricultores permaneceram na cadeia durante 22 dias. "Fizemos uma mobilização, inclusive eu assinei um documento encaminhado ao procurador de Justiça dizendo que eles tinham endereço, eram trabalhadores".

Segunda ela, em 31 de maio de 2005, houve confronto entre alunos e policiais militares, em manifestação realizada após o anúncio de aumento de 8,8% nas tarifas do transporte coletivo urbano em Florianópolis. Choinacki diz que houve excessos por parte dos policiais, "tanto que tiveram repercussão nacional a agressão e a violência que foram cometidas contra os estudantes".

Ela afirma que os estudantes não estavam armados. "Quem estava armada era a Polícia Militar. Os estudantes foram atingidos com balas de borracha, apanharam. A ordem era ‘não importava quem, tinha que levar preso’. Teve estudante que estava passando por lá e foi preso".

Em relação aos agricultores do MAB, a parlamentar diz que os trabalhadores haviam marcado uma manifestação para o dia 14 de março de 2005. Segundo ela, o objetivo era agilizar o pagamento de indenizações, já que muitos deles tiveram que deixar suas terras em função da construção de uma barragem. A mobilização não chegou a ser realizada, porque dois dias antes da data marcada, de acordo com Choinacki, a Polícia Militar prendeu os cinco agricultores.