Declaração conjunta Brasil-Rússia destaca fim do embargo à importação de carne do Sul

04/04/2006 - 22h50

Brasília - A declaração conjunta da 4ª Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, divulgada hoje (4) pelo Ministério das Relações Exteriores, destaca a suspensão das restrições à importação, pela Rússia, de carnes bovinas do estado do Rio Grande do Sul e de carnes de aves.

Assinada pelo vice-presidente José Alencar e pelo presidente do Governo da Federação Russa, Mikhail Fradkóv, a declaração manifesta a "disposição de ampliar e diversificar a pauta bilateral, com vistas à maior participação de produtos de alto valor agregado".

No comunicado, eles reiteram "a importância da "aliança tecnológica", quanto ao relacionamento no campo da ciência e tecnologia. Depois de salientar "os avanços constatados nas áreas econômico-comercial, agrícola, científica e tecnológica, cultural e esportiva", apontam "os significativos progressos registrados nos setores aeronáutico, espacial, bancário e energético" e a disposição de "intensificar a cooperação nas áreas técnico-militar e de defesa".

A realização do programa brasileiro-russo na área espacial, com a participação do cosmonauta brasileiro "em missão no segmento russo da Estação Espacial Internacional", também é mencionada na declaração conjunta, que destaca a visita, prevista para maio, do presidente do Banco Central do Brasil a Moscou. Nessa visita deverá ser assinado memorando de entendimento entre o Banco Central do Brasil e o Banco da Rússia.

A declaração conjunta enumera os acordos assinados por Alencar e Fradkóv, nas áreas de metrologia, segurança econômica e diplomacia, e sugere que a próxima reunião da Comissão seja realizada em Moscou, em 2007.

Com informações do Ministério das Relações Exteriores