Cápsula com astronautas deixará rastro de cometa quando voltar à Terra

05/04/2006 - 14h15

Flávio Dieguez e Aline Bastos
Enviados especiais*

Cidade das Estrelas (Rússia) – Os três astronautas que estão na Estação Espacial Internacional (ISS) irão voltar à Terra numa cápsula arredondada de 2,9 toneladas e com quatro metros cúbicos de área interna. Quando ela começar a trajetória para retornar ao solo, vai deixar um rastro igual aos que observamos nos cometas.

Em entrevista coletiva, o general Valery Korzun, primeiro vice-comandante do Centro de Treinamento Gagari, na Cidade das Estrelas, explicou que a cápsula vai usar um sinalizador, uma espécie de farol para ajudar na localização. A equipe russa que vai resgatar os astronautas está preparada para fazer até três tentativas de pouso enquanto a cápsula está na órbita da Terra. A primeira delas está marcada para as 3h56 (horário de Moscou) do dia 9.

Quando começar o pouso no alto da atmosfera, um avião russo que estará sobrevoando em grande altitute, será o primeiro a localizar a cápsula. O provável local de pouso é uma área de 60 a 80 quilômetros de raio em torno da cidade de Arclalic, no Cazaquistão. As três tentativas de pouso vão depender das três voltas da nave em torno da Terra. Com base no tempo de duração de uma órbita – 90 minutos –, as três tentativas serão executadas pela equipe de resgate.

Segundo o general Korzun, responsável pelo resgate, a previsão é de que o transporte dos astronautas entre o local de pouso em Arclalic, no Cazaquistão, e a Cidade das Estrelas, na Rússia, deve levar cerca de sete horas. Isso se o pouso der certo na primeira das três tentativas.

* A viagem dos enviados especiais Flávio Dieguez e Aline Bastos é resultado de parceria entre a Radiobrás e o Ministério da Ciência e Tecnologia.