Biodiesel pode ser ''porta de saída'' do Bolsa Família, diz ministro

05/04/2006 - 14h04

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, defendeu hoje (5) a produção do biodiesel como uma alternativa de desenvolvimento social e emancipação das famílias que participam dos programas de transferência de renda.

Em março, o Ministério do Desenvolvimento Social passou a integrar o grupo interministerial que trata de assuntos ligados ao biodiesel. "Entendemos que o biodiesel é fundamental para oferecer as chamadas portas de saída às ações complementares dos programas sociais do nosso ministério, especialmente o Bolsa Família", disse Ananias.

"Estamos integrando esse esforço agora e queremos cooperar. Nossa participação vem relacionada à busca da integração do biodiesel, priorizando a agricultura familiar, os pequenos produtores e abrindo a possibilidade de emprego, renda e capacitação profissional."

O ministro participou hoje do seminário Biodiesel: Combustível para a Cidadania, na Câmara dos Deputados. Uma lei aprovada em 2005 prevê a obrigatoriedade de adição de pelo menos 5% de biodiesel ao óleo diesel derivado de petróleo. O prazo para cumprimento da lei é de oito anos, sendo que já a partir de 2008 terá de ser adicionado um percentual de 2%.

Dados do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, órgão da Câmara dos Deputados, apontam que o consumo anual de óleo diesel no Brasil é de 40 bilhões de litros. Com a adição de 5% (2 bilhões de litros) de biodiesel e o conseqüente aumento da produção, cerca de 190 mil famílias dos programas de agricultura familiar podem ser beneficiadas.