Suspeitos de participar de esquema de corrupção na DRT do Rio começam a depor

04/04/2006 - 12h25

Aécio Amado
Repórter da Agência Brasil

Rio - Os acusados de participar do esquema de corrupção dentro da Delegacia Regional do Trabalho no Rio de Janeiro (DRT/RJ), alvo da operação Paralelo 251, desencadeada hoje pela Polícia Federal, já estão depondo na Superintendência do órgão, na Praça Mauá. Eles foram detidos pelos policiais federais que desde as 4 horas da manhã de hoje cumprem 56 mandados de prisão e 103 de busca e apreensão expedidos pela 4ª Vara Criminal Federal. A operação está sendo realizada nos municípios de Magé, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, Maricá, Friburgo, Niterói e Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, as investigações sobre o esquema de corrupção na DRT/RJ começaram há um ano e identificaram 55 funcionários, entre eles auditores, servidores administrativos e ex-funcionários que cobravam para fraudar as homologações de rescisões trabalhistas. O mesmo grupo também vendia proteção a empresários, anulando os resultados de fiscalizações que identificavam fraudes trabalhistas em suas empresas.
Os acusados poderão ser indiciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, prevaricação, furto qualificado, violação de sigilo funcional e inserção de dados falsos em sistemas informatizados.

As investigações da operação Paralelo 251 foram iniciadas depois que corregedores do Ministério do Trabalho descobriram irregularidades funcionais na DRT do Rio. O nome da operação é uma referência ao número do prédio onde funciona a delegacia, no centro da cidade. Participam dos trabalhos 420 policiais federais de vários estados.