SUS capacita profissionais para humanização do parto em hospitais de Pernambuco

04/04/2006 - 9h40

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil

Recife - As grávidas atendidas no Sistema Único de Saúde (SUS) terão tratamento humanizado no momento do parto, em 16 maternidades de Pernambuco. O procedimento será adotado por recomendação do Ministério da Saúde, para reduzir a mortalidade de mães e bebês.

Para que a adoção das novas estratégias tenha sucesso, vários profissionais de saúde do estado estão sendo capacitados, durante esta semana, em um seminário no Hotel Vila Rica. O evento é promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

Entre os novos critérios de atendimento humanizado a serem adotados pelas maternidades estão o acesso ao exame pré-natal, estímulo ao parto normal, participação do companheiro na hora do nascimento dos filhos e aumento do número de leitos para gestantes.

Levantamento da Secretaria estadual de Saúde, divulgado no seminário, indica que em 2004 foram notificadas 73 mortes maternas, em hospitais públicos de Pernambuco. Já no ano passado, o número de ocorrências caiu para 48.

"A incidência está caindo, no entanto, é preciso avançar mais para reduzir mortes de gestantes na hora do parto não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil", destacou a gestora de Atenção a Saúde, Aline Mariano.

Ao final do evento cada maternidade deve apresentar um projeto para humanização no atendimento a mulheres grávidas e recém-nascidos.

O pacto pela redução da mortalidade materna e neonatal foi lançado no último dia 22, durante um seminário no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem. Na ocasião, representantes do estado e dos municípios assumiram o compromisso de implementar ações para garantir o acolhimento humanizado de mulheres e recém-nascidos, nos serviços de saúde pública.