Relatório do PT inclui Daniel Dantas e tira Dirceu, Gushiken e Genoino da lista de indiciáveis

04/04/2006 - 18h10

Luciana Vasconcelos e Marcos Chagas
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Os ex-ministros José Dirceu e Luiz Gushiken e o ex-presidente do PT José Genoino deveriam ser excluídos da lista de pedidos de indiciamento ao Ministério Público, segundo o relatório substitutivo do PT apresentado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Correios. No relatório oficial, o deputado Osmar Serraglio pediu o indiciamento dos três por participação no esquema operado pelo empresário Marcos Valério de Souza de pagamento de mesadas a parlamentares em troca de apoio ao governo – o chamado "mensalão".

Quanto a José Dirceu e José Genoino, os petistas sugerem que o Ministério Público prossiga as investigações iniciadas pela CPMI. Também pedem ao órgão que apure o envolvimento em crime eleitoral e contra a ordem tributária de 20 deputados e ex-deputados, entre eles, os acusados de ligação com o esquema do "mensalão".

O PT incluiu no relatório o pedido de indiciamento de Daniel Dantas, do Banco Opportunity, por tráfico de influência, corrupção ativa, supressão de documento, crime contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro - os mesmos crimes de que é acusado Marcos Valério. Em carta divulgada à imprensa, o partido afirma que existem "fartas evidências" do envolvimento das empresas controladas pelo Opportunity com o chamado esquema de Marcos Valério, o que justificaria a necessidade de análise criteriosa e sigilosa de sua movimentação financeira, "o que não foi feito no relatório final".

O PT retira também da lista o nome do lobista Nilton Monteiro, entre os pedidos de indiciamento. Serraglio acusa Monteiro de ter "forjado" ou se valido da "lista de Furnas" com o nome de parlamentares que teriam recebido dinheiro da estatal, "com claro intuito de caluniar políticos ligados à oposição ao governo federal". Já o relatório do PT afirma que a "inconclusão do laudo oficial deixa dúvidas quanto à autenticidade do documento". Nesse sentido, pede ao Ministério Público que prossiga as investigações.

O relatório alternativo também propõe um entendimento diferente quanto à compra de ações da empresa Gamecorp, que tem como um dos sócios Fábio Lula da Silva, filho do presidente da República, pela Telemar.

No relatório original, Serraglio diz que não tem como julgar se houve irregularidade ou não na aquisição de ações e pede para o Ministério Público investigar. "Não há como afirmar ou como negar, sem que uma análise isenta, imparcial, objetiva e técnica seja realizada".

Já no relatório do PT, a questão é colocada da seguinte forma: "Cabe destacar ainda que, além da Telemar, na época a Brasil Telecom demonstrou interesse em formar sociedade com a Gamecorp. Inclusive sinalizou com valores superiores aos oferecidos pela Telemar. Esse fato demonstra que a empresa Gamecorp despertou interesses de mercado e que tais operações estão restritas ao âmbito comercial".

A Brasil Telecom - bem como a Amazônia Celular e a Telemig Celular - tem como sócio Daniel Dantas, cujo indiciamento o PT propõe no relatório alternativo. Para votar o relatório do PT, os parlamentares da CPMI dos Correios devem rejeitar o apresentado por Serraglio.