Programa destinado a portadores de deficiência é primeiro beneficiário do fundo de telecomunicações

04/04/2006 - 12h53

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pela primeira vez desde que foi criado, em 2000, o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) será aplicado. Com R$ 3,8 bilhões, o fundo destinará R$ 7 milhões ao Programa de Atendimento às Pessoas com Deficiência.

Cerca de 1.000 instituições que atendem portadores de necessidades especiais em todo o país receberão equipamentos, direcionados principalmente deficientes auditivos e visuais. Serão telefones com teclado e visor para que os surdos se comuniquem através da linguagem escrita e computadores ligados à internet com voz para os deficientes visuais.

De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a intenção é estender as ações que podem beneficiar mais de 3 milhões de pessoas e permitir que elas sejam incluídas no mercado de trabalho. "A idéia é, eventualmente, com os recursos também do Fust atender principalmente instituições públicas e até mesmo privadas que possam abrir esse mercado de trabalho e que para isso precisam se modernizar para atender as pessoas com deficiência", afirma.

Os ministros, Hélio Costa e Paulo Vanucchi, da Secretaria Especial de Direitos Humanos, assinaram hoje (4) portaria que abre consulta pública para a implementação do programa. A expectativa de Hélio Costa é de que ainda neste semestre os equipamentos cheguem às instituições.