Presidente do Conselho de Ética pede para PT indicar relator no lugar de Ângela Guadagnin

04/04/2006 - 14h46

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), disse que pediu hoje (4) ao PT para indicar outro deputado para relatar o processo que estava nas mãos da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP) – atualmente afastada do conselho.

Izar disse que "gostaria de escolher um relator do próprio PT, mas vamos aguardar. Se o PT não se manifestar até amanhã, eu indico outro relator".

A representação encaminhada pelo PPS pede o afastamento de Ângela Guadagnin porque ela dançou em plenário na sessão de votação que absolveu o deputado João Magno (PT-MG). No entanto, de acordo com o secretário-geral, Mozart Vianna, o afastamento do Conselho de Ética só poderia ocorrer se o PPS tivesse feito uma representação pedindo a abertura de processo de cassação contra ela.

Como a representação do PPS pede a abertura de processo com base nos artigos 11 e 12 do órgão do regimento, que prevêem apenas censura verbal ou escrita, a matéria deve ser analisada pela Corregedoria Geral da Câmara e, não, pelo Conselho de Ética.