Polícia Federal prepara nova operação contra turismo sexual no Rio Grande do Norte

04/04/2006 - 15h18

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Polícia Federal de Natal (RN) prepara para esta semana mais uma operação de combate ao turismo sexual no estado. Esse tipo de ação ocorrerá periodicamente no estado, afirma o delegado regional-executivo da Polícia Federal no RN, Luís Fernando Ayres.

"Queremos que o problema seja pelo menos controlado", afirma Ayres. Atualmente, o turismo sexual ocorre principalmente em Fortaleza, Recife , Salvador e Natal.

Na madrugada do último sábado, uma operação da PF flagrou 110 estrangeiros, entre noruegueses, suíços, italianos, espanhóis e portugueses sem passaporte numa boate na praia de Ponta Negra, uma das mais conhecidas de Natal.

A operação envolveu 45 policiais federais e resultou na notificação de três estrangeiros, dois por porte de maconha e cocaína e um por desacato à autoridade. Segundo Ayres, na boate só havia garotas de programas e turistas estrangeiros, o que caracterizava o turismo sexual. Nenhuma criança ou adolescente foi encontrada no local.

No Brasil, apenas o turismo sexual com crianças e adolescentes é considerado crime, enquadrado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesses casos, os turistas podem responder por crime de exploração sexual infanto-juvenil e estupro, entre outros. As penas variam de dois a cinco anos de reclusão.

Segundo Ayres, a idéia é constranger os turistas que vêm ao Brasil com a intenção de procurar prostitutas. "O turismo sexual é mal visto porque tem gente que ganha dinheiro explorando as mulheres, explorando as necessidades humanas dessas mulheres. Elas não encontram emprego, não encontram nada na área social e a única coisa que elas vislumbram é ser garota de programa", afirma o delegado.