Pesquisa aponta potencial do setor hoteleiro na geração de empregos

04/04/2006 - 20h38

Patrícia Landim
Da Agência Brasil

Brasília – O setor hoteleiro tem um dos maiores potenciais de geração de empregos no Brasil e é um importante consumidor de bens industriais. A conclusão é de pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e foi apresentada hoje (4) pelo ministro Walfrido dos Mares Guia.

"Nos dois primeiros meses deste ano foram gerados 47 mil empregos formais, com carteira assinada, em atividades do turismo. Para cada emprego formal no turismo, são gerados quase dois indiretos", disse o ministro. Ele enfatizou que em janeiro e fevereiro são geradas 140 mil oportunidades de trabalho no turismo. E que os meios de hospedagem têm impacto direto sobre 240 mil empregos formais e 60 mil empregos indiretos.

Na comparação com outros setores da economia, a pesquisa revela que a construção civil necessita de quase o dobro de produção para gerar um emprego, enquanto na siderurgia a relação é de quase o triplo.

"O setor de hospedagem é uma das atividades que propicia menor fuga de recursos da região onde está instalado. Do total da produção gerada direta e indiretamente no país pela hospedagem na região Nordeste, por exemplo, 81,9% são na própria região. Na região Sudeste, a relação chega a 94,6%", informou Mares Guia. Citou ainda que a dimensão dos dados apresentados é um instrumento de trabalho adequado para todos os setores industriais que se relacionam economicamente com a hotelaria.

A pesquisa foi executada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da Universidade de São Paulo, e também considerou os efeitos diretos – associados à movimentação econômica dentro do próprio setor – e indiretos, que são as compras de insumos.
Foram usados dados dos cadastros do ministério e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, entre outros, além da Pesquisa Anual de Serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), para analisar 2.116 hotéis e pousadas (dados de 2002 apontam um universo de 23.290) nas 13 regiões metropolitanas do país, mais Manaus e Brasília.

Com informações do Ministério do Turismo